Não são apenas destinos cheios de belezas naturais que atraem os turistas do Brasil e do mundo afora. Assim como Itu é muito visitada por ser uma cidade conhecida pelos seus “exageros”, há quem fique curioso para pisar na terra onde tudo é bem diferente de lá...
Itabaianinha é um desses destinos. A cidade do interior de Sergipe, a 106 km de Aracaju, é conhecida mundialmente como a Cidade dos Anões. A fama, porém, não surgiu à toa! Pesquisadores da USP confirmam que o município de 40 mil habitantes é o local que possui mais casos de nanismo no mundo e os números estão ligados à geografia do Brasil.
Pedra Branca é um dos principais pontos turísticos do município de Itabaianinha, em Sergipe
O professor da Universidade Federal de Sergipe, Hermínio de Oliveira, explica que com o isolamento de algumas regiões, vilarejos se transformaram em espécies de ilhas e os casamentos entre membros da mesma família se tornaram muito comuns no nordeste brasileiro – elemento responsável pelo alto índice de nanismo na região.
Embora enfrentem dificuldades no dia a dia, os anões de Itabaianinha sempre se reúnem para se divertir, jogar futebol e fazer programações de cultura e lazer. Segundo Joenis Teles de Carvalho, secretária de cultura da cidade, as atividades mais presentes no município são ligadas ao artesanato e a gastronomia, agradando os turistas que são sempre bem-vindos: “Itabaianinha é uma cidade de muitas histórias, vai fazer 100 anos no dia 19 de outubro e aqui, apesar da baixa estatura, todos têm um grande coração”, afirma a secretária.
Com o número grande de anões, não é difícil esbarrar em alguns pelas ruas da cidade. Joenis acredita que as pessoas admiram o esforço deles e apesar de existir toda uma discussão a respeito do preconceito, isso não interfere na atividade turística da região: “Não acredito que exista preconceito a ponto de atrapalhar a vinda de pessoas para a cidade. Os anões incentivam o turismo na região e eles são patrimônios da nossa cidade”, esclarece.
Os irmãos Cleiton e Cleivan, da dupla Anões do Arrocha
Entre os habitantes do pequeno município, existem aqueles que não querem fazer parte apenas das estatísticas. Os irmãos Cleiton e Cleivan ficaram famosos por todo o estado do Sergipe depois de formarem a dupla Anões do Arrocha. O repertório dos músicos agrega sertanejo, forró e brega. E foi cantando em pequenas apresentações que eles preencheram uma agenda, que inclui festas de casamento e aniversários. Mas o sucesso chegou mesmo quando as músicas da novela “Avenida Brasil” (2012) estouraram na mídia:
“Somos muito aplaudidos quando cantamos essas músicas que estão entre as mais tocadas no Brasil”, revela Cleivan. Felizes com o reconhecimento e assédio dos fãs, os pequenos músicos garantem: “Onde passamos, somos reconhecidos e isso é muito bom. É a melhor parte da fama”. Ficou curioso e quer conferir? Itabaianinha espera!
Comentários
Postar um comentário